sexta-feira, 25 de novembro de 2011

"Dó-ré-mi: contribuindo para aquisição da leitura e escrita"

Para dar continuidade a minha pesquisa sobre textos com versos e rimas para alfabetização de crianças apresento a você, para quem não conhece, ou ressalto a importância do trabalho para quem já conhece que vem sendo realidade através da Coleção Lendo Você Fica sabendo da Aprender  mais precisamente o ícone DÓ-RÉ-MI. 
A proposta apresenta contém vários materiais como:
- 04 volumes de casa e de sala dividido em unidades com temáticas diferente;
-cartazes dos textos;
-cartazes de frases;
- fichas com palavras;
-fichas com palavras e figuras;
-cartaz da rotina;
-CD Dó-ré-mi  com músicas de domínio público;
-caderno de orientação pedagógica do professor;
-livro Juntos aprender ( destinado principalmente para o acompanhamento e monitoramento do trabalho com as turmas);
-vários outros materiais de acordo com as formações que o município adqueriu através da escolha do material que antes passou por um processo de licitação do estado do Ceará;

Para falar do ícone Dó-re-mi vamos conhecer um pouco mais sobre a sugestão de rotina semanal com os demais  ícones voltados ao aprendizado da leitura e da escrita com a seguinte frequência: Descobrindo os nomes(uma vez por semana); Aprendendo com as frases(de segunda a sexta); Hora do Conto( duas vezes por semana); Jogando com as fichas( três vezes por semana); Escrevendo do meu jeito( duas vezes por semana); Conhecendo  diferentes textos( duas vezes por semana),Brincando com as palavras(duas vezes por semana) e o DÓ-RÉ-MI( duas vezes por semana). Abaixo foto do formato da rotina através do cartaz fixado em sala:


Destaco aqui o ícone Dó-ré-mi reescrevendo o seus objetivos de acordo com  o Caderno de Orientações Didáticas do Professor  com as autoras, Daniela Macambira e Patrícia Brun.

"Os professores são mediadores da cultura dentro do processo educativo, e devemos levar em
conta a importância do aprendizado das artes no desenvolvimento e formação das crianças como sujeitos produtores de cultura.
Este ícone utiliza a música como recurso pedagógico que contribui para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Através da música, ampliam-se as possibilidades de expressão e compreensão do mundo, favorecendo, assim, a formação integral do aluno. Portanto, a música é utilizada como facilitadora da aprendizagem, contribuindo para a aquisição da leitura e da escrita.

ESTRUTURA DO TRABALHO:
- Frequência do ícone na rotina: duas vezes por semana( segunda e sexta);
-A  música é a mesma durante duas semana( com exceção das unidades 5 e 6, que apresentarão uma música por semana), no entanto, as estratégias planejadas pelo professor deverão ser diferenciadas;
-O professor receberá os cartazes das músicas referentes a cada unidade temática que deverão ser expostos em sala para a visualização dos alunos.

AÇÕES NORTEADORAS:
- No primeiro dia de trabalho com a música, o professor deverá realizar uma predição ou temática;
- Em seguida, deverá apresentar a música para os alunos, cantando com expressividade e animação;
-Nesse primeiro momento, deverá enfatizar a compreensão no intuito de garantir o significado do texto;
-Posteriormente o professor desenvolverá atividades que envolvam outros aspectos como: identificação de versos e estrofes, localização de palavras, rimas, entre outros."

( Macambira, Daniela; Brun, Patrícia- Lendo Você Fica Sabendo: caderno de orientações didáticas do professor-páginas(23 e 24)


O trabalho com este  ícone vem sendo realizado a três anos no nosso município, Antonina do Norte, através do PAIC( Programa de Alfabetização na Idade Certa) e durante os últimos dois anos contribuiu para alfabetizar as nossas crianças elevando o município ao padrão desejável que é representado pela cor verde com proficiência acima de 150.
Como já citei anteriormente o trabalho com textos que contém rimas e que favorece uma memória mais rápida facilita o processo de aquisição da leitura e,  durante  o acompanhamento nas salas percebe-se que as crianças  aprendem rapidinho as músicas  sendo algumas de domínio público outras do repertório de cantores renomados da música brasileira.

Abaixo fotos e pequena descrição do acompanhamento feito na sala da professora Liana da Escola Manuel Firmino ( turma de 2º ano) realizado nesta sexta feira no momento do trabalho com o ícone  dó-ré-mi:
Momento de apresentação do cartaz( já é o 2º dia de trabalho) com a letra da música  Criança Não Trabalha de Arnaldo Antunes
Crianças cantando a música juntamente  com a professora.




Momento de representação do ícone. É onde os alunos vão trabalhar a compreensão através do resgistros de acordo com o texto.

 Momento de socialização e intervenção pela professora a toda turma.

 A professora reflete a temática  da unidade que iniciou na segunda-feira: Ser criança é ....contextualizando com a música

 

Texto escrito da música que iniciou o trabalho na segunda-feira



 VÍDEO DA MÚSICA CRIANÇA NÃO TRABALHA
http://youtu.be/AKNU0QyO0pY


 Volume 04 que contem toadas as representações dos ícones da rotina;

MOMENTOS DE FORMAÇÃO:

Para todo esse trabalho dar certo, além do acompanhamento feito pela a equipe do município, existe os momentos de formação para melhor orientação sobre o trabalho com a proposta. São 10 encontros anuais realizados no próprio município pela equipe da Editora Aprender com apoio logístico do prefeito, secretária, equipe do PAIC, diretores escolares.Os participantes são :  coordenadoras pedagógicos , diretores , professoras e equipe do PAIC.Cofira  algumas fotos de momentos da 9ª  formação realizada na E.E.F.Francisco Mendes e Silva:

Identificação  da fila de trás da esquerda para direita: pofessora Karla, diretora Fabiana, professora Iranir, Diretora Ivane, professora Liana, coordenadora Lucimar, secretária   de educação Auxiliadora;
fila da frente da esquerda para direita :gerente do PAIC Penha Morais, coordenadora Cristiane, professora Conçuelo, Formadora  da Editora Aprender Mirla, professora Elisângela e professora Luiza.


Momento de apresentação de experiências exitosas das escolas. Na foto a diretora Fabiana apresentando o Projeto relacionado a familia na escola atrvaés do Blog  da Escola Francisco  Mendes e Silva.

 Descritores para montagem da matriz de referência em avaliaçao do Ceará.

 Formadora Mirla fazendo a leitura  do texto  Saber e Fazer ...Competências e Habilidades.



Trabalho em grupo para aprofundamento da temática
 Apresentação do trabalho  em grupo através de oficinas de intervenção a partir dos descritores.


Momentos de dinâmica : Cada macaco no seu galho (música de Gilberto Gil)

Estes e outros momentos da formação fortalecemos  trabalho  comos ícones inclusive o Dó-Ré-Mi.









Um comentário: